Anos mais tarde, em consulta de rotina, seu médico ginecologista demonstrou grande admiração a sua condição de saúde e níveis hormonais. Dinah tinha 65 anos e associou sua saúde a prática regular de yoga e, naquele momento teve a ideia de organizar uma série de exercícios para hormônios femininos. Entusiasmado, o médico estimulou Dinah a desenvolver um grupo de exercícios de Yoga específico para mulheres.
Nessa época, Dinah já tinha conhecimento e formação em Yogaterapia, então começou seu estudo de pesquisa em fisiologia da menopausa através de diversos artigos científicos encontrados nos Estados Unidos e Europa. Enquanto estudava, mantinha suas práticas pessoais intensivas: Pranayama, Chigong e Kundalini Yoga, técnicas que trabalham a energia individual. No Brasil conheceu mestres de grande valor que a estimularam a prosseguir nos estudos, principalmente de técnicas energéticas tibetanas aplicadas a Yogaterapia.
Foi a partir destes conhecimentos e dos experimentos da prática no próprio corpo que nasceu a Yoga Terapia Hormonal.
A partir de 1992 Dinah começou a ministrar aulas, nessa época o método era chamado de Yoga Terapia Hormonal para a Menopausa. Ela formou um grupo de alunas que praticavam regularmente e forneciam dados para apoiar sua pesquisa, baseada na prática regular do método, exames de níveis hormonais a cada 4 meses e preenchimento mensal de questionário específico de sintomas de baixa hormonal. A pesquisa de resultados teve o apoio de uma de suas filhas que é acadêmica da área de saúde.
A partir da observação dos resultados positivos Dinah foi estimulada por sua família (marido, filhos e netos) a escrever e divulgar seu método – para atenuar os sintomas da menopausa.
Dinah passou a ministrar cursos de especialização para professores de Yoga.
A experiência mostrou que o método era muito abrangente, não se limitava a sintomas da menopausa, beneficiava mulheres que apresentavam outros distúrbios hormonais como: ovários policísticos; hipotireoidismo; mulheres com dificuldade para engravidar, entre outros, Dinah passou a chamar seu método de Yogaterapia Hormonal para Mulheres.
Uma mulher além de seu tempo, criativa, estudiosa, obstinada, incansável, Dinah confia nos benefícios de seu método que rompeu fronteiras, sendo valorizado em diversos países da Europa. Até 2019 Dinah viajava todos os anos para ministrar cursos de especialização para professoras brasileiras e estrangeiras interessadas no método. Atualmente ministra curso presencial no Brasil e, em formato EAD para professoras do mundo todo.
Hoje com mais de 95 anos ampliou a Yoga Terapia Hormonal, tornando-a efetiva para homens, para diabete e, sua mais nova aplicação, para o sistema imunológico.
Nós do Núcleo de Referência em Yoga Terapia Hormonal dedicamos nossa gratidão à querida Dinah Rodrigues pela inspiração em criar e pela generosidade em oferecer a simplicidade e poder de um tratamento natural.
Realização: Márcia Pavão, Mônica Fischer e Margit Pessotti | Apoio: Dinah Rodrigues e Júlio Rodrigues | Idealizadora: Márcia Pavão